Logotipo das Eleições

Eleições 2022

Sistema Conselhos de Psicologia

Precisa de ajuda?

DEMOCRACIA E A IMPORTÂNCIA DO VOTO

Eleições Sistema Conselhos de Psicologia

Está publicação faz parte do material de divulgação das Chapas concorrentes à Consulta Regional, de acordo com o Art. 54 do Regimento Eleitoral (Resolução CFP Nº 05/2021).

A democracia visa a garantia de direitos, sob ameaça constante, permanecemos em luta para que o seu exercício seja real e concreto. O direito ao voto segue sendo um ato vivo de liberdade, uma ação direta no sentido de posicionamento e engajamento social, político e humano.

Na psicologia como na vida, a democracia e a política andam lado a lado com as possibilidades de mudança e mecanismos de ação pertinentes, o dever social é de todas, todes e todos, e é com esse intuito de reafirmar o que pretendemos enquanto classe na luta por direitos sociais e humanos que devemos compreender a importância e o poder do nosso voto.

Profissionalmente falando, somos críticos sociais constantes, ou deveríamos ser, agentes do cuidado, como nos colocamos. Enxergamos em nossa prática uma responsabilidade perene, não apenas no ser psicóloga, psicólogue, psicólogo mas primordialmente no sentir e agir de acordo com os preceitos éticos, antiracistas, anti-LGBTQIA+fóbica, antimanicomial, antiproibicionista, anticapacitista e numa luta obstinada por uma prática humanizada dos serviços ofertados.

Atualmente somos pouco mais de 16.000 profissionais de psicologia em nosso estado, temos pautas afins e diferenças também, humanos que somos, divergimos. Em algo, porém, devemos concordar, o exercício do direito ao voto nos faz parte de um todo ao qual pertencemos, seja no país, seja em nossa profissão. Dessa forma, o convite hoje é para que você, que tanto já deve estar tomado pelo sentimento social do ser cidadã ou cidadão, se perceba também como sujeito de direito.

Pontualmente a cada três anos, para o Sistema Conselhos, Federal e Regionais, de Psicologia, representamos nossos grupos, nos unimos, dialogamos e votamos entre nós, quais devem ser nossos pontos principais de luta e o convite é para que você venha fazer parte conosco desta construção. Vem com a gente você também!

Comissão Regional Eleitoral – CRE

A Comissão Regional Eleitoral (CRE), composta por psicólogas não conselheiras regionais eleitas em Assembleia Geral Extraordinária, é responsável pela execução do processo eleitoral e pelo processamento de requerimentos das chapas concorrentes ao pleito em sua jurisdição, de acordo com o disposto na Resolução CFP n° 05/2021.

Jorge Luiz da Silva
Presidente

Samantha Liege de Sousa Cassimiro
Efetivo

Laís de Souza Monteiro
Efetivo

Anna Marly Piron
Suplente

Sheila Amarante Silva Cavalcanti
Suplente

Gleydson Rocha de Souza
Suplente

Comissão Eleitoral Regular – CER

A Comissão Eleitoral Regular (CER), composta por conselheiras federais designadas pela Plenária do Conselho Federal de Psicologia, é responsável por coordenar o processo eleitoral para conselheiras regionais e funcionará como instância de orientação sobre o disposto no Regimento Eleitoral (Resolução CFP n° 05/2021) e instância recursal dos processos que envolvem requerimentos das chapas concorrentes na disputa eleitoral para os Conselhos Regionais, ad referendum do Plenário do Conselho Federal de Psicologia.

Marisa Helena Alves
Presidente

Ana Paula Soares da Silva
Efetivo

Célia Zenaide da Silva
Efetivo

Tahiná Khan Lima Vianey
Suplente

Adinete Sousa da Costa Mezzalira
Suplente

Katya Luciane de Oliveira
Suplente