Evento marcou os preparativos das eleições para os Conselhos Regionais (CRPs) e a consulta nacional para o Conselho Federal de Psicologia, que ocorrerão entre 23 e 27 de agosto

Nos dias 6 e 7 de junho , Brasília/DF recebeu o 2 º Encontro Nacional das Comissões Eleitorais do Sistema Conselhos de Psicologia, evento que marca os preparativos das eleições para os Conselhos Regionais (CRPs) e a consulta nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que ocorrerão entre 23 e 27 de agosto. O primeiro foi realizado em janeiro deste ano, também na capital federal.
O diálogo reuniu 70 participantes, entre presidentes das Comissões Regionais Eleitorais (CREs) e representantes dos Conselhos Regionais, para continuidade do treinamento sobre as diretrizes e procedimentos eleitorais, conforme estabelecido pela Resolução CFP nº 10/2024.O encontro contou com a colaboração da Comissão Eleitoral Regular (CER), da Comissão Eleitoral Especial (CEE) e da Comissão Eleitoral de Ações Afirmativas e Heteroidentificação (CAAH), com o objetivo de garantir que o processo eleitoral de 2025 transcorra de forma inclusiva, democrática e transparente.
Durante as atividades,as(os) participantes tiraram dúvidas sobre a apresentação da auditoria externa, o funcionamento da exportação da base de dados e a apresentação do sistema de votação, além da inserção de material de divulgação das chapas nos canais oficiais do Sistema Conselhos de Psicologia durante o período de campanha.
Abordaram ainda a desincompatibilização de integrantes das diretoria do CFP e dos CRPs, o edital de convocação das eleições, pontos de apoio à votação, publicação do resultado final, posse e transição, destacando ainda um diálogo sobre ações afirmativas e de heteroidentificação e, ao final, um balanço sobre os dois encontros.
Importância do Processo Eleitoral
O conselheiro do CFP e presidente da CER, Rodrigo Acioli, destacou a importância deste encontro para a preparação do pleito, enfatizando que era “um momento de partilha onde as experiências e identidades são valorizadas”, reforçou.
Neuza Guareschi, também conselheira do CFP e integrante da CER, enalteceu esse processo de troca de informações entre as comissões eleitorais e agradeceu ao trabalho de todas(os) as(os) participantes. “Eu acho que é muito importante a gente agradecer a todos vocês pelo trabalho que vocês realizaram, e como a gente pode manter esse processo de uma maneira correta, democrática”, complementa.
Izabel Hazin parabenizou as comissões e pessoas envolvidas nesse processo “Fica nosso agradecimento, nosso reconhecimento, o desejo que esse fechamento com as eleições seja bastante produtivo”, congratula a conselheira federal e integrante da CER.
Conheça as comissões envolvidas no processo eleitoral
Comissão Eleitoral Regular (CER): composta por conselheiras(os) federais, atua como instância de orientação sobre o Regimento Eleitoral e recurso em disputas relacionadas às chapas concorrentes nas eleições regionais;
Comissão Eleitoral Especial (CEE): formada por psicólogas(os) não conselheiras(os) federais, é responsável pela Consulta Nacional e pelo suporte às Comissões Regionais Eleitorais na inscrição de chapas federais, além de apreciar requerimentos;
Comissão de Ações Afirmativas e Heteroidentificação (CAAH): composta preferencialmente por psicólogas(os), avalia a elegibilidade de candidaturas, nas questões de ações afirmativas e heteroidentificação, e emite pareceres para subsidiar decisões das demais comissões;
Comissão Regional Eleitoral (CRE): integrada por psicólogas e psicólogos não conselheiras(os) regionais, é responsável pela condução do processo eleitoral em sua jurisdição e pelo processamento de requerimentos das chapas concorrentes.
Acesse a íntegra da Resolução CFP nº 10/2024, que estabelece o regimento eleitoral, e fique por dentro de todos os detalhes do processo.
Confira a galeria de imagens do 2º Encontro Nacional das Comissões Eleitorais do Sistema Conselhos de Psicologia.